sábado, 13 de dezembro de 2014

Cubismo

O Cubismo constitui uma rutura com a forma tradicional de representação ilusória do objeto no espaço, presente na arte desde o Renascimento. Esta corrente estética pretende a definição do objeto tendo em conta a bidimensionalidade do suporte e rebatendo-o de forma a que as diferentes faces do seu volume possam ser mostradas simultaneamente. 
Este inovador método de construir a imagem pictórica foi desenvolvido por Picasso e Braque na primeira década do século XX. A primeira manifestação cubista ocorre em 1907 com a obra "Les Demoiselles d'Avignon", na qual Picasso apresenta algumas figuras angulosas e esquematizadas numa composição geométrica, onde as zonas de sombra são substituídas por linhas paralelas. São evidentes as influências exercidas pela arte ibérica e africana, que Picasso aponta como sendo as suas principais referências.
No cubismo é possível distinguir três fases distintas: o cubismo cézanniano (1907-1909), analítico (1910-1912) e sintético (1913-14).

Cézanne é frequentemente apontado como o precursor do cubismo através do conjunto final da sua obra, no qual o real é apresentado pela redução a volumes geométricos simples. De acordo com este princípio, o primeiro período cubista caracteriza-se por uma fragmentação dos volumes, uma quebra da linha de contorno dos mesmos e uma diluição da oposição entre figura e fundo.
O cubismo analítico, partindo da atenção dada ao plano e ao volume enquanto unidades formais autónomas presente na pesquisa do período anterior, torna mais complexa a representação da realidade tridimensional. Os volumes são apenas sugeridos e a relação entre os objetos é explorada em detrimento da sua afirmação individual, eliminando-se qualquer diferenciação pela via da cor. Em muitas obras, são acrescentados papéis colados que, pelas suas qualidades plásticas, permitem introduzir um maior espetro nos valores cromáticas, tornando-se importantes auxiliares da expressão espacial.

A unidade do objeto, entretanto diluído na composição geométrica do espaço, constitui a principal orientação do período sintético. O objeto é representado no seu aspeto essencial e reduzido aos seus atributos específicos.


Artistas:


Paul Cézanne


Large Bathers - Paul Cezanne
Large Bathers (1906)


Mont Sainte-Victoire - Paul Cezanne
Mont Sainte-Victoire (1906)


The Old Gardener - Paul Cezanne
The Old Gardener (1906)

Henri Matisse


Madame Yvonne Landsberg - Henri Matisse
Madame Yvonne Landsberg (1914)

The Pinapple - Henri Matisse
The Pineapple (1948)

Head white and pink - Henri Matisse
Head white and pink

Jacques Villon

Girl at the Piano (Fillette au piano)  - Jacques Villon
Girl at the Piano (Fillette au piano) (1912)

L'Acrobate - Jacques Villon
L'Acrobate (1913)

The Dining Table - Jacques Villon
The Dining Table (1912)

Phèdre et Hyppolite - Jacques Villon
Phèdre et Hyppolite (1944)

Kazimir Malevich

Vanity Box  - Kazimir Malevich
Vanity Box (1913)

Head of a Peasant Girl - Kazimir Malevich
Head of a Peasant Girl (1913)

Soldier of the First Division - Kazimir Malevich
Soldier of the First Division (1914)

Pablo Picasso

The girls of Avignon - Pablo Picasso
The girls of Avignon (1907)

Bather - Pablo Picasso
Bather (1908)

Musical instruments - Pablo Picasso
Musical instruments (1912)

Harlequin and woman with necklace - Pablo Picasso
Harlequin and woman with necklace (1917)

Untitled - Pablo Picasso
Untitled (1939)

Georges Braque

A House at Estaque - Georges Braque
A House at Estaque (1908)

Still Life with a Metronome - Georges Braque
Still Life with a Metronome (1909)

The Painter and His Model - Georges Braque
The Painter and His Model (1939)

The Patience - Georges Braque
The Patience (1942)


Fonte: http://www.infopedia.pt/$cubismo
          http://www.wikiart.org/en/paul-cezanne
          http://www.wikiart.org/en/henri-matisse
          http://www.wikiart.org/en/jacques-villon
          http://www.wikiart.org/en/kazimir-malevich
          http://www.wikiart.org/en/pablo-picasso
          http://www.wikiart.org/en/georges-braque

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