O Cubismo constitui uma rutura com a forma tradicional de representação ilusória do objeto no espaço, presente na arte desde o Renascimento. Esta corrente estética pretende a definição do objeto tendo em conta a bidimensionalidade do suporte e rebatendo-o de forma a que as diferentes faces do seu volume possam ser mostradas simultaneamente.
Este inovador método de construir a imagem pictórica foi desenvolvido por Picasso e Braque na primeira década do século XX. A primeira manifestação cubista ocorre em 1907 com a obra "Les Demoiselles d'Avignon", na qual Picasso apresenta algumas figuras angulosas e esquematizadas numa composição geométrica, onde as zonas de sombra são substituídas por linhas paralelas. São evidentes as influências exercidas pela arte ibérica e africana, que Picasso aponta como sendo as suas principais referências.
No cubismo é possível distinguir três fases distintas: o cubismo cézanniano (1907-1909), analítico (1910-1912) e sintético (1913-14).
Cézanne é frequentemente apontado como o precursor do cubismo através do conjunto final da sua obra, no qual o real é apresentado pela redução a volumes geométricos simples. De acordo com este princípio, o primeiro período cubista caracteriza-se por uma fragmentação dos volumes, uma quebra da linha de contorno dos mesmos e uma diluição da oposição entre figura e fundo.
O cubismo analítico, partindo da atenção dada ao plano e ao volume enquanto unidades formais autónomas presente na pesquisa do período anterior, torna mais complexa a representação da realidade tridimensional. Os volumes são apenas sugeridos e a relação entre os objetos é explorada em detrimento da sua afirmação individual, eliminando-se qualquer diferenciação pela via da cor. Em muitas obras, são acrescentados papéis colados que, pelas suas qualidades plásticas, permitem introduzir um maior espetro nos valores cromáticas, tornando-se importantes auxiliares da expressão espacial.
A unidade do objeto, entretanto diluído na composição geométrica do espaço, constitui a principal orientação do período sintético. O objeto é representado no seu aspeto essencial e reduzido aos seus atributos específicos.
Artistas:
Paul Cézanne
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Large Bathers (1906) |
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Mont Sainte-Victoire (1906) |
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The Old Gardener (1906) |
Henri Matisse
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Madame Yvonne Landsberg (1914) |
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The Pineapple (1948) |
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Head white and pink |
Jacques Villon
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Girl at the Piano (Fillette au piano) (1912) |
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L'Acrobate (1913) |
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The Dining Table (1912) |
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Phèdre et Hyppolite (1944) |
Kazimir Malevich
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Vanity Box (1913) |
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Head of a Peasant Girl (1913) |
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Soldier of the First Division (1914) |
Pablo Picasso
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The girls of Avignon (1907) |
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Bather (1908) |
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Musical instruments (1912) |
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Harlequin and woman with necklace (1917) |
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Untitled (1939) |
Georges Braque
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A House at Estaque (1908) |
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Still Life with a Metronome (1909) |
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The Painter and His Model (1939) |
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The Patience (1942) |
Fonte: http://www.infopedia.pt/$cubismo
http://www.wikiart.org/en/paul-cezanne
http://www.wikiart.org/en/henri-matisse
http://www.wikiart.org/en/jacques-villon
http://www.wikiart.org/en/kazimir-malevich
http://www.wikiart.org/en/pablo-picasso
http://www.wikiart.org/en/georges-braque
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