No pós-guerra, Rauschenberg tornou-se um dos mais marcantes artistas norte-americanos. Se, por um lado, os seus trabalhos de 1953-1954 denunciam uma recuperação do dadaísmo, por outro antecipam a Arte Pop. Caracterizam-se pela utilização de objetos retirados da realidade quotidiana, em citações evidentes ou por colagem de fragmentos, procurando questionar os processos de perceção visual e de comunicação plástica. Rauschenberg chamou a estas telas combine painting.
Em algumas pinturas, rompeu com a ideia tradicional de espaço pictórico, ultrapassando as distinções entre pintura e escultura com a execução de telas que adquiriam espessura e volume através da colagem de objetos ou pelo tratamento pictórico das superfícies de esculturas tridimensionais. Frequentemente anulou os limites rígidos da tela pelo prolongamento de alguns objetos para além do suporte físico.
Um dos seus trabalhos mais famosos é a escultura Odalisca, datada de 1958, onde alude a uma série de referências e associações - uma composição tridimensional a partir de vários objetos, incluindo uma galinha. A pintura Reservatório, datada de 1961, inclui um conjunto de colagens de objetos do quotidiano, colocados sobre um fundo sujo. Desenvolveu um método para seleção e composição de objetos díspares, onde assumiu a sobreposição de signos e símbolos da cultura de massas e da sociedade de consumo, como se verifica na tela Doric Circus, realizada em 1979, que apresenta uma coleção aleatória de recortes de revistas.
Desde os inícios dos anos 60, Rauschenberg começou a interessar-se por outras técnicas pictóricas como a serigrafia e a impressão offset, alinhando com a pesquisa de outros artistas ligados à arte pop americana, como Andy Warhol.
Fonte: http://www.infopedia.pt/$robert-rauschenberg
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