Elaborado por Andrej Zdanov, braço direito de Stalin (1879 - 1953) na área cultural, o realismo socialista converte-se, entre 1930 e 1950, em arte oficial que referenda a linha ideológica do Partido Comunista. Teatro, literatura e artes visuais deveriam ter um compromisso primeiro com a educação e formação das massas para o socialismo em construção no país. Uma arte "proletária e progressista", empenhada politicamente, envolvida com os temas nacionais e com as questões do povo russo, esta é a aspiração da tendência artística.
Pode-se dizer que o estilo é "realista na forma" e "socialista no conteúdo" - a obra de arte deve ser acessível ao povo - figurativa e descritiva - e sua mensagem, um instrumento de propaganda do regime.
Desenhos, telas e cartazes publicitários mostram proletários, camponeses, soldados, líderes e heróis nacionais, frequentemente idealizados, seja pela exaltação de corpos vigorosos (indicando força e saúde), seja pela celebração de movimentos sociais e feitos políticos.
Alguns artistas deste período:
Jules Perahim
United We Struggle Against Fascism (1944) |
Fighting for Peace (1950) |
El Lissitzky
All for the front! All for Victory! (----) |
Ilya Mashkov
Hi, XVII Congress of the CPSU (B) (1934) |
Pioneer with a horn (1933) |
Fonte: http://enciclopedia.itaucultural.org.br/termo403/Realismo-Socialista-
http://www.wikiart.org/pt/paintings-by-style/socialist-realism/1#close
Sem comentários:
Enviar um comentário