Principio básico da Gestalt:
O inteiro é interpretado de maneira diferente que a soma das suas partes. O olho humano percebe um objeto como um inteiro antes de perceber as suas partes individuais. A nossa mente preenche a informação que falta.
Para que serve a Gestalt?
A gestalt é usualmente usada pelos designers.
O cérebro humano desenvolveu estratégias para lidar com a confusão, por isso separa os itens que possuem uma caraterística em comum por grupos.
Entender os conceitos da Gestalt ajuda o designer a controlar a unidade e a variedade (muitas unidades iguais, o design pode parecer monótono e repetitivo; muita variedade e pode parecer algo caótico e sem sentido).
Leis da Gestalt:
- Unidade;
- Unificação;
Igualdade ou semelhança dos estímulos produzidos pelo campo visual, quanto a fatores de harmonia, equilíbrio, coerência da linguagem.
- Pregnância;
Todas as formas tendem a ser percebidas em seu caráter mais simples. É o princípio da simplificação natural da perceção - quanto mais simples, mais facilmente é assimilada.
- Segregação;
Capacidade percetiva de separar, evidenciar ou destacar unidades formais em um todo compositivo ou em partes desse todo.
- Continuidade;
Existe uma tendência para seguir-mos uma direção para conetar os elementos de modo a que eles pareçam contínuos ou que se organizem de forma a obter um efeito de continuidade.
- Proximidade;
Elementos próximos uns dos outros tendem a serem vistos juntos e a constituírem um todo ou unidades dentro do todo.
- Fechamento (ou Clausura);
Quando a forma se fecha sobre si mesma, formando uma figura delimitada. O conceito de clausura relaciona-se com o fechamento visual, como se completássemos visualmente um objeto incompleto.
- Semelhança.
Itens semelhantes agrupam-se entre si. Essa semelhança dá-se pela intensidade, pela cor, tamanho, forma, etc.
Fonte: http://chocoladesign.com/o-que-e-gestalt;
https://psicologado.com/abordagens/humanismo/gestalt-leis-da-gestalt
http://pt.slideshare.net/camila.casarotto/leis-da-gestalt?related=1
Sem comentários:
Enviar um comentário