domingo, 31 de maio de 2015

Pop Art

A Arte Pop é um movimento cultural que se desenvolveu nas décadas de 50 e 60 do século XX, centrado na Inglaterra e nos Estados Unidos. O termo pop é uma abreviatura de "popular" e indica a raiz cultural e estética desta corrente inspirada no imaginário da sociedade de consumo e na cultura de massas. 
Começou por ser uma reação contra o expressionismo abstrato das décadas anteriores, considerado agora muito intelectualizado e desligado da realidade. Os artistas pop tentam produzir algo que exprima o verdadeiro espírito do mundo atual, usando alguns objetos de uso corrente, envolvendo a arte no contexto quotidiano. Desta forma, o contacto da obra com o espectador é imediato e o seu objetivo mais formal que conceptual. Em algumas das imagens que exprimem o materialismo da sociedade pode-se mesmo perceber intenções de crítica e sátira social.
Embora imbuídas de fundamentos estéticos idênticos, as manifestações artísticas da Arte Pop são extremamente variadas, podendo distinguir-se personalidades muito diferentes e criações artísticas que envolvem um leque alargado de expressões: pintura, escultura, desenho, happening, fotomontagem e colagem.
Para além dos temas, a Arte Pop apropria-se de alguns meios de produção em massa, por exemplo, a fotografia e a serigrafia, como o testemunham os trabalhos de Andy Warhol, onde são reproduzidos repetitivamente alguns ícones da sociedade de consumo, como as garrafas de Coca-Cola e a lata de sopa Campbell.
De entre os representantes mais notáveis deste movimento distinguem-se ainda, nos Estados Unidos, os artistas Robert Rauschenberg, Jasper Jonhs (do qual são conhecidas as séries de pinturas sobre a bandeira americana), Roy Lichtenstein (com as suas reinterpretações de temas da banda desenhada) e, em Inglaterra, Richard Hamilton (com as colagens de imagens ligadas à vida doméstica) e Peter Blake.




Blam, 1962 - Roy Lichtenstein

Marilyn - Andy Warhol
Marilyn, 1967 - Andy Warhol

100 Cans - Andy Warhol
100 Cans, 1962 - Andy Warhol

Liz Taylor - Andy Warhol
Liz Taylor, 1964 - Andy Warhol

Statue of Liberty - Andy Warhol
Statue of Liberty, 1962 - Andy Warhol

Just what is it that makes today's homes so different, so appealing? - Richard Hamilton

Just what is it that makes today's homes so different, so appealing?, 1956 - Richard Hamilton


Study for a Fashion plate - Richard Hamilton
Study for a Fashion plate, 1969 - Richard Hamilton

Lobby  - Richard Hamilton
Lobby, 1964 - Richard Hamilton

Just what is it that makes today's homes so different  - Richard Hamilton
Just what is it that makes today's homes so different, 1992 - Richard Hamilton

Four Self-Portraits 05.3.81 - Richard Hamilton
Four Self-Portraits 05.3.81, 1990 - Richard Hamilton

Retroactive II, 1964 - Robert Rauschenberg

Robert Rauschenberg

Black Market - Robert Rauschenberg


Fonte: http://www.wikiart.org/nl/Artists-by-Art-Movement/pop-art
           http://www.wikiart.org/nl/Artists-by-Art-Movement/pop-art

Sem comentários:

Enviar um comentário