segunda-feira, 26 de janeiro de 2015

Livros de Artista

Memória Descritiva:

Para a realização do meu livro de artista, comecei por fazer uma pesquisa sobre os diferentes formatos de livros que existiam e optei por escolher fazer dois livros túnel em dois formatos: o primeiro retangular, em formato de concertina, e o segundo quadrado com o interior em forma circular, no formato normal de livro com argolas, ambos em cartão canelado.
Foi-nos proposto pela professora que o nosso livro de artista fosse todo ele criado a partir de mancha. Começei por criar as minhas manchas com aguarelas em papel cavalinho. Depois de secas, começei, a partir das manchas, por criar personagens com base nas minhas ilustrações.
Recortei-as em cartão e fotocopiei-as em papel autocolante para de seguida colá-las no cartão nos seus respetivos contornos.
As bordas dos livros foram também elas forradas com fotocópia das minhas manchas como também o papel utilizado para fazer o efeito de concertina. No livro retangular utilizei as manchas em tamanho real. Para o livro quadrado, cortei-as em várias secções em tamanho aumentado no computador e usei o efeito negativo e preto e branco para a frente e verso de cada página.
No primeiro livro, as folhas de acetato foram também colocadas para dar o efeito de desfoque à medida que os planos se afastam. Relativamente ao segundo, utilizei folha de acetato apenas na primeira página para remeter para uma janela de submarino, visto que o tema que escolhi foi o fundo do mar.


Relatório Crítico

Primeiramente foi-nos proposto pela professora a criação de uma maqueta do nosso livro de artista. Depois de realizada a minha pesquisa, a minha ideia original do livro era fazê-lo em formato retangular, com argolas. Mas depois decidi aplicar esse formato a um segundo livro, e para o retangular decidi usar o formato de concertina.
Para os dois livros baseei-me no tema do fundo do mar, daí as personagens terem cabelos em forma de corais, com peixes e outros animais marinhos. O aspeto negativo do segundo livro foi o acabamento das bordas do livro, mas no fim penso que consegui executar o que pretendia em ambos os casos.


Livro 1






Livro 2









Sem comentários:

Enviar um comentário