sábado, 13 de dezembro de 2014

Trabalho [Concurso Medeiros Cabral - 3ª Edição]

Relatório Crítico:

O meu projeto inicial seria construir a minha peça com um elemento que tivesse a haver com o meu conceito que foi o sustento, e para isso pensei em colunas/pilares, visto que a sua função é suportar a casa da família, fazendo a ligação assim com o sustento do trabalho para sustentar a sua “casa”, ou seja, a sua família. Primeiramente, a minha peça seria realizada tendo influências nas obras de Louise Nevelson, mas não me agradou à medida que ia fazendo registos da peça.
Então, foi-me proposto pela professora a pesquisa dos trabalhos de Joseph Cornell, fazendo assim o meu trabalho com vários caixotes de cartão, e que integrasse a história da minha família na minha peça.
Ao desenvolver a ideia dos caixotes, vi que não estava a funcionar da maneira que pretendia, então surgiu a ideia de fazer a minha peça a partir de uma mala vintage. A partir daí, segui a ideia de integrar a história da minha família no meu trabalho, colocando assim elementos no interior da mala que a representasse.
Baseando-me então na imigração/trabalhos instáveis (como por exemplo a vida de tripulante, daí os instrumentos de navegação no trabalho), como sendo um dos fatores de sustento da família, penso que a minha ideia foi bem sucedida e penso que consegui transmiti-la assim através dos objetos colocados na minha assemblage.

Esboço:



Trabalho Final:



As Viajens da Vida (2014) - Sandra Medeiros



Memória Descritiva:

Para a realização da minha peça, o conceito em que me baseei foi o sustento. Para que sejam fornecidas as melhores condições de vida para cada família, são muitas vezes necessários muitos sacrifícios. Um deles, independentemente de ser em última instância, ou não, é a imigração. No meu trabalho, são visíveis os elementos introduzidos, que representam esse mesmo conceito e que remetem para as viagens feitas e as memórias que ficam e que vão. Em paralelo, fica os registos dos sacrifícios que muitas profissões exigem. Servem de exemplo as profissões em que obrigam a que muitas pessoas passem os seus dias de trabalho a andar de território em território, causando assim distanciamento entre a sua família.

Sem comentários:

Enviar um comentário